Por uma resistência cidadã global!

Apelo às Consciências

Por uma rede de cidadãos planetários

Nós, cidadãos dos povos da Terra, temos consciência do perigo mortal que pesa sobre o futuro de nossa humanidade comum. De fato, um duplo distúrbio climático ameaça a vida em nosso planeta. O primeiro é expresso ecologicamente pelo risco de nossa Terra-Pátria – a nossa “Mãe Terra”, nas palavras dos primeiros povos – tornar-se um “chão de vidro” inabitável para um número crescente de pessoas. Isso afetaria mais de um bilhão de seres humanos se o aumento da temperatura atingisse o limite de 4°C, e muito mais se esse limite fosse excedido. Esse aquecimento médio leva à acentuação de eventos extremos: inundações tanto quanto secas, incêndios, pragas, ciclones e tempestades. Mas a mudança climática tem outra face: a glaciação emocional e relacional expressa pela ampliação das desigualdades e do desprezo pelos mais pobres. Mais sério ainda, o medo de descer na escala social resulta na luta entre as próprias vítimas: os trabalhadores, os precários, os sem teto, os imigrantes … Quem quer que sinta a ameaça de perder o pouco que possui ou que lhe resta, teme que outro ainda mais pobre tome seu lugar.

Por sua ambição, seu cinismo e sua desigualdade, o fundamentalismo de mercado deu origem a uma dupla monstruosa: o fundamentalismo de  identidade, que pode assumir formas religiosas, nacionalistas, xenófobas ou  expressar-se tanto pelas armas quanto nas urnas. A chegada ao poder de indivíduos que representam uma ameaça não apenas à democracia e aos direitos humanos – começando pelos direitos das mulheres – mas também aos equilíbrios ecológicos, é uma manifestação cada vez mais perigosa desse fundamentalismo. Nas Filipinas, Hungria, Estados Unidos, Itália, Brasil, Colômbia, Equador, e outros, forças social e ambientalmente injustificáveis ameaçam a humanidade no que é mais essencial: viver em paz em um planeta habitável.

Por causa da instrumentação de medos e manipulação de informações em campanhas eleitorais, irresponsáveis e criminosos podem hoje, como nos anos 1930, chegar ao poder se abrigando sob formas aparentemente legais, aproveitando o cinismo de alguns e o medo ou covardia de outros.

Diante deste duplo risco e da batalha global que se anuncia, nós nos recusamos a ceder ao medo e a tolerar passivamente a disseminação desse perigo mortal. Organizaremos uma Resistência criativa em todos os lugares, baseada na rejeição da regressão social, da irresponsabilidade ecológica e do desprezo aos direitos humanos fundamentais.

Vamos declarar ilegítimo qualquer poder que não cumpre os três pilares essenciais da convivência da humanidade num planeta protegido: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os pactos sociais das Nações Unidas e as  convenções internacionais destinadas a assegurar a sustentabilidade do nosso planeta, em particular o Acordo de Paris sobre a luta contra as mudanças climáticas. Recusamo-nos, por todos os meios não violentos ao nosso alcance, incluindo boicotes e desobediência civil contra a autoridade ilegítima, deixar-nos dominar ou intimidar por aqueles poderes. Vamos criar, sempre que possível, territórios-refúgios para as vítimas destes poderes e oásis de vida para enfrentar os desertos de morte que fabricam concertadamente regressão social, irresponsabilidade ecológica e violação dos direitos humanos. Vamos nos organizar para construir essa Resistência criativa, mas também para viver positivamente, todas aquelas e aqueles que fazem cada dia a escolha pelos valores económicos, ecológicos, sociais, políticos e culturais de uma sociedade do bem viver. Trabalharemos para conectar todos esses territórios e todos esses oásis da vida, desde os bairros de nossas cidades e as aldeias de nosso campo até toda a nossa Mãe Terra.

Lançaremos solenemente este Apelo às Consciências em 10 de dezembro de 2018, por ocasião do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Assine e divulgue esta chamada!

Mobilization created by L'appel aux consciences
13/1/2019

Support We Sign It

Wesign.it only lives on donations and does not trade with your data. To maintain this service, support us, the funds will be used to pay the server, send emails as well as a full-time salary over one year