Petição ao Papa Francisco para um concilio paritário , mulheres-homens

Santo Padre

No seguimento das revelações maciças de numerosos escândalos na igreja relativos a abusos sexuais de padres sobre crianças, foi dirigida uma carta vossa ao povo de Deus na qual vós condenais o clericalismo como uma das causas do mal, e é feito um apelo aos batizados no sentido de vos ajudarem a resolver o problema.

Desejamos responder ao vosso apelo.

Apoiamos ardentemente todas as vossas iniciativas e tentamos praticar o que declarais. A seu tempo, a conferência dos batizados (as) (CCBF) tinha abundantemente difundido e comentado os vossos precedentes escritos sobre o sujeito, “Evangelli Gaudium” no vosso discurso no 50º aniversário do último Concílio 2015 e na vossa carta ao Cardeal Quellet em 2016, nas quais já invocais a “Mobilização dos Batizados” para a vida da Igreja, a necessidade de ter “audácia “, de “inverter a pirâmide” e da “primazia do sacerdócio comum dos fiéis”.

Atualmente a credibilidade da Igreja está, não só ferida, mas em farrapos. E com a confiança que se afasta é a barca da Igreja que se afunda e Padres e leigos em conjunto, perdemos o crédito de anunciar o evangelho.

É nosso dever, enquanto conferência de batizados (as) de vos fazer conhecer as nossas convicções, opiniões e sugestões sobre a nossa Igreja como nos exorta o direito canon (212, §3). Este dever é apenas a consequência do “sentido de fé” que anima os fiéis e o qual vós tendes responsabilidade de exprimir em nome de todos.

É por isso que apresentamos os nossos votos para a convocação de um “Concílio do Povo de Deus” .Não deve o povo de Deus estar à escuta do Espírito a fim de entender “ as alegrias e as esperanças, as tristezas e agonias dos homens deste tempo” (Gaudium et Spes §1)? Não deve o povo de Deus no seu todo contribuir para definir as bases de uma Igreja atenta aos chamamentos do Senhor? Não será escutando o povo inteiro que voltará a confiança perdida?

Reunir em igualdade os representantes do povo de Deus, homens e mulheres, leigos e religiosos, seria o sinal da vossa vontade de um fazer um profundo renovamento dentro da Igreja permitindo-lhe voltar a ter a confiança dos seus membros. Seria o momento de verdade para oferecer à nossa Igreja as condições de um verdadeiro renascimento e definir um novo futuro partilhado com os atuais e futuros crentes.

Peço Santo Padre que creia no meu mais profundo respeito

Em nome da CCBF

Anne Soupa, Presidente

Mail: contact@babtises.fr